QUE CLIENTE CHATO!


conquistar-novos-clientes

– Que cliente chato! Enquanto este for somente o pensamento da empresa em relação ao cliente que reclama, então nada vai mudar. Diante da reclamação de um cliente se tem a grande oportunidade de melhoria. O perigo está quando o cliente sai calado e insatisfeito, esse talvez nunca mais volte.

Conseguir um novo cliente exige esforço, mas fidelizar um cliente é uma tarefa que exige ainda mais esforço, mais energia e acima de tudo, preparo. No entanto, a fidelização vale a pena. Uma empresa que consegue reter clientes através de uma boa gestão, com certeza terá sucesso em todos os aspectos!

Diante das dificuldades econômicas e da concorrência acirrada, nem sempre vence quem é maior, mas, vence quem é mais rápido, mais pontual, mais assertivo, ou seja, quem está atento aos detalhes do relacionamento entre pessoas e seus respectivos processos comerciais.

Sem cliente não há razão para existir negócio. Apesar de estarmos num mundo tecnológico, onde processos são robotizados e muitas atividades podem ser automatizadas, o ser humano ainda é o foco, ou seja, o cliente é humano e possui desejos e demandas específicas. Ignorar o feedback do cliente é perigoso demais. Às vezes, na reclamação do cliente está a solução de um problema.

Por isso, atente-se para os clientes que são rotulados como “chatos”, eles na verdade são ótimos sinalizadores de necessidade de melhoria em seu negócio, mas isso, depende da sua visão e tomada de decisão em relação ao que você pode aproveitar do feedback destes “chatos”.

Quando você se deparar diante de um cliente disposto a reclamar, então, pare e escute o que ele tem a dizer, talvez a forma como ele se expresse não seja muito agradável, mas o conteúdo do que ele diz pode ser muito relevante para você melhorar algo em seu negócio. Valorize quando o cliente se posiciona, esse é um feedback gratuito que pode e muito te ajudar a melhorar e consequentemente, lucrar mais.

Agradeça ao cliente por ele ter sinalizado uma situação ou um problema e diante disso, avalie o que pode ser feito para que haja melhoria, afinal, se você tem o foco no cliente e entende que é através dele que o dinheiro ingressa em sua empresa, logo, você terá agilidade em tomar a decisão de mudar para melhor. Então, será que realmente o cliente é chato mesmo? Na verdade, ele está te ajudando a melhorar, perceba isso e aproveite!

Michael Cyrus

Administrador de Empresas, Especializado em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional, Consultor Empresarial com experiência em Marketing e Sistemas de Informação. Gerente Administrativo da JAMSOFT Informática em Lagarto, Sergipe.
Anúncios

7 comentários em “QUE CLIENTE CHATO!

  1. Esse conteúdo sobre cliente chato é muito interessante, pois temos sim que ver essas situações quando alguém reclama, há algo errado acontecendo. Parabéns Cyrus.

    Curtir

  2. Bom dia Muito pertinente estes Artigos um Tema recorrente.Rotular e não atender as necessidades não Trará Resultado.
    É tempo de rever conseitos, buscar qualificação.Melhorar sempre é possível.
    Um grande abraço.

    Curtir

  3. Sabe quem é o cliente CHATO de verdade? É aquele que não liga. É aquele que não reclama para ninguém sobre nada. É aquele que não briga, que não pede explicações e simplesmente muda de marca, de fornecedor, de prestador de serviço e não volta mais pra comprar de nós.

    Curtir

  4. Marcas, produtos e serviços existem para atender necessidades e desejos dos clientes de forma que com excelência tornem seus negócios lucrativos. Gere desejo em seus cliente e em possíveis clientes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s